top of page

Sabão Natural, já experimentou!


Queremos dar a conhecer um dos nossos parceiros, o projeto "Da minha casinha" , de Cosmética Natural, que inclui produção e formação dentro da área. Deixamos aqui o testemunho da Sandra Leitão, fundadora, explicando os seus objectivos e vantagens da produção de sabão artesanal.

Olá, o meu nome é Sandra e tenho um projeto de cosmética natural - Da minha casinha - que inclui produção de sabão artesanal e outros cosméticos naturais. Sou também formadora e dentro da área também dinamizo vários workshops para ensinar a produzir estas maravilhas...


Foi quando me tornei terapeuta de Reiki que esta paixão se mostrou....Produzir sabão artesanal é para mim uma forma de me conectar com o meu propósito....é um processo criativo, uma forma de expressão da alma para o mundo....

Mais do que uma forma de ganhar dinheiro é algo que verdadeiramente me proporciona grande prazer....uma verdadeira festa para os sentidos...

Podemos trabalhar o sabão com os ingredientes adequados ao tipo de pele, mas também utilizar os óleos essenciais pelas suas potencialidades a nível físico e mental (aromaterapia)

Assim parece-me importante nos dias que correm fazer-vos pensar um pouco sobre os benefícios desta arte de fazer sabão tão antiga.

Sabonete Natural 100% vs. Sabonete Sintético

Há muitas razões pelas quais se deve usar sabão 100% natural em vez de usar um sabão "sintético".

A primeira diferença é a que imediatamente notamos na nossa pele!!! ao utilizar sabonete natural, existe uma melhoria notória de hidratação e suavidade na pele. Passado um mês de uso a pele começará a cicatrizar ficando mais lisa e hidratada;


Ao contrário do sabonete industrializado, que seca a pele e nos conduz a um ciclo repetitivo sem fim e sem melhorias . A pele está seca, usamos cremes cheios de nutrientes nocivos para a pele, mas que nos prometem uma hidratação que nunca se vê.....assim crescem os casos de peles reativas, eczemas atópicos, etc...

A melhor forma de combater este ciclo é parar para pensar.... somos o que comemos...mas também o que colocamos na nossa pele....

Tudo o que colocamos na pele entra de imediato na corrente sanguínea!!

O sabão natural e a maioria dos sabonetes sintéticos começam da mesma maneira: pela junção entre gordura ( animal ou vegetal) e hidróxido de sódio.

Desta união ocorre a reação química "saponificação" e o sabão e a glicerina são produzidos naturalmente.

Vemos agora as diferenças no resto do processo entre a produção do sabão artesanal/natural e o Industrial.

SABONETE NATURAL ARTESANAL


Após o processo de saponificação, o sabão é cortado em barras e será curado por várias semanas (varia de acordo com as receitas: de 4 a 9).

Sem produtos químicos sintéticos e sem parabenos que irritam a pele sensível!

• 100% naturais (óleos e manteigas e corantes naturais)

• Livres de SLS e Parabenos e conservantes qiímicos

• Produção ecológica

• Não são testados em animais

• Feitos à mão com experiência e amor

• Naturalmente ricos em glicerina

• Produzidos localmente e em pequenos lotes. Pegada de carbono muito mínima

SABONETE SINTÉTICO INDUSTRIAL

O sabão passa por outra fase em que o sal é adicionado, fazendo com que a glicerina se separe do sabão. A glicerina extraída é usada para fazer outros produtos cosméticos (cremes, condicionadores ...).

Depois desta separação são adicionados ao sabão os aditivos, como conservantes, cor e perfume . De entre os químicos adicionados ao sabão sintético encontramos:

• Parabenos : também conhecido como conservantes químicos. Estes ingredientes são encontrados na maioria dos sabonetes comerciais (e produtos de beleza) e podem ser irritantes para peles sensíveis. Eles são adicionados para aumentar a vida útil dos produtos.

• Sulfatos : Estes produtos químicos são usados ​​para produzir espuma e bolhas no sabão.Alguns sulfatos comuns são SLS (lauril sulfato de sódio) e SLES (laureth sulfate de sódio). Eles também podem ser irritantes para pessoas com pele sensível ou eczema.

• Petroquímica : feita de petróleo.

• Perfume Sintético : perfumes artificiais, que podem desencadear alergias e problemas hormonais.

• Coloração artificial : sabonetes comerciais são embalados com corantes artificiais

A maioria dos sabonetes comerciais são produzidos por grandes empresas multinacionais, com fábricas em todo o mundo. Esta produção em massa resulta em quantidades enormes de desperdício e degradação ambiental, bem como más condições de vida para milhares de pessoas em todo o mundo.

E agora, para entender completamente os benefícios do sabão natural, o melhor é experimentá-lo e ver a diferença em sua pele!


Sandra Leitão

Licenciada em Comunicação Social

Mestre e Terapeuta de Reiki

Formadora Certificada

Proprietária e Gerente da Marca

E é já este sábado (26 janeiro) que vamos estar com a Sandra Leitão no nosso espaço Mercado Natura em Lourel - Sintra, com um Workshop de Sabonete e Cosmética Natural. E no próximo dia 9 de Fevereiro vamos aprender a fazer Detergentes Ecológicos, aproveita esta oportunidade e participa. https://www.facebook.com/mercadonatura.pt/

DA MINHA CASINHA- Cosmética Natural Biológica

288 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page