top of page

Um Natal de Afectos…


Quando chegamos ao Natal o que nos vem logo á cabeça é a Família, a refeição em família e as prendas, principalmente para as crianças!

Mas as famílias estão a mudar, seja porque têm menos filhos, porque estão longe uma das outras, porque, porque, porque….

A imagem de uma família grande, toda junta no natal nem sempre corresponde á realidade. Esta gestão de expectativas nem sempre é fácil de aceitar e gerir, quando algo muda de um ano para o outro, por exemplo.


Muitas vezes a noite de Natal é passada com o núcleo da família, muito similar aos jantares do dia a dia, e para tornar a noite especial, temos toda a decoração natalícia em casa, um menu mais ou menos tradicional, e as prendas da família e amigos.

Cá em casa, com crianças pequenas e um bebé, a noite de natal é passada em casa. E como trabalhamos durante o dia de 24 e 25 (faz parte para quem trabalha em restauração), quando chega á noite queremos estar no nosso aconchego, aproveitar estar com as crianças e tentar descansar. No dia 25 vamos ter com os avós e os tios, e aproveitar para passear um pouco, se o tempo deixar…

A mensagem essencial é que é uma época especial, sim, mas deve ser encarada de forma divertida, e não como se o mundo fosse acabar se não for tudo perfeito… O que funciona bem num ano, pode não acontecer no ano seguinte, e não vale a pena dramatizar! O que não fizermos no dia 24 ou 25, podemos fazer nos dias seguintes…ou assim que tivermos oportunidade, porque se for feito de coração a outra pessoa vai sempre agradecer e ficar feliz!

O que importa são os afetos que recebemos e damos. São esses momentos que criam recordações que perduram, seja em que etapa da nossa vida for.

Para quem tem famílias grandes, e quer incentivar estas ligações afetivas, existem pormenores que podem facilitar estas ligações:


  • Aproveite o momento da refeição para partilhar mudanças ou conquistas desse ano, verbalize o que sente e porquê.

  • Se houver crianças, deixe algum tempo para brincar com elas, dar miminhos, simplesmente saborear o momento…

  • Tente criar dois ambientes distintos em casa, um para a refeição e outro para o convívio, assim fica menos tempo à mesa, evitando estar sempre a petiscar.

Para ser mais feliz este Natal, invista nas pessoas, nos afetos, nas relações. Crie o seu núcleo de amigos e família para se apoiar e recarregar baterias, para começar o novo ano cheio de energia e espírito positivo.

Apoiando um estilo de vida mais saudável e o convívio da família e em criar momentos especiais neste Natal, teremos no próximo sábado no nosso espaço em Sintra – Lourel (15 Dez.), receitas especiais para Sobremesas Vegan (sem culpa) e um Convívio e workshop para famílias, onde faremos decorações de Natal reutilizando materiais.

Visita os nossos eventos no site e página de Facebook: Mercado Natura

Votos de um Feliz Natal!

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page