top of page

Regresso às aulas mais consciente


Contamos com a Facilitadora Andreia Rodrigues, para falar do regresso ás aulas e importância das rotinas para as crianças. Deixa-nos várias sugestões de como passar esta fase da melhor forma.


Com o regresso às aulas voltam os dias mais atribulados, as manhãs mais corridas, o tempo em família mais apertado… Voltam também as rotinas, a hora certa para deitar, a correria para chegar a tempo a todo o lado…

Por tudo isto (e muito mais…) torna-se imprescindível PARAR, RESPIRAR FUNDO, focar a atenção no coração e estabelecer desde o início as nossas INTENÇÕES. Observar a nossa realidade, identificar os desafios e agradecer tudo o que temos de bom na nossa vida, ajuda-nos a nomear as nossas intenções, com base nas respostas às seguintes questões: o que é realmente importante para mim no dia a dia com os meus filhos? Escolho correr “escrava” do tempo ou, pelo contrário, saborear cada momento que passamos juntos? Relembrar as minhas intenções enquanto mãe/pai ajuda-me a colocar um travão no piloto automático e a viver de forma mais consciente o dia a dia com cada um dos meus filhos.

Haverá sempre horários para cumprir. Haverá sempre imprevistos que nos colocam à prova diariamente. Haverá momentos em que nos esquecemos que temos escolha, que podemos fazer diferente e de acordo com as nossas intenções. Mas, são também esses momentos desafiantes que podem ajudar-nos a observar o nosso comportamento, permitindo-nos questionar: O que me tira do sério? Quando tenho menos paciência? Como reajo quando perco a conexão comigo própria? O que posso fazer para evitar situações de conflito e de stress com os meus filhos?

Refletir sobre as nossas intenções, escrevê-las e colocá-las num sítio bem visível ajuda-nos a recuperar o norte sempre que nos perdemos na loucura do dia a dia. Lê-las ajuda-nos a integrar e a voltar a conectar com a mãe/pai que tenho a intenção de ser.

Organizar na véspera as coisas necessárias para o dia seguinte também ajuda a retirar stress das manhãs, que tantas vezes se tornam focos de conflito… Escolher a roupa que iremos vestir no dia seguinte, deixar malas prontas e marmitas organizadas são algumas estratégias que facilitam o bem estar familiar.

Deitar cedo para dormir bem, acordar com tempo e tomar um bom pequeno almoço em família ajuda as crianças a sentirem-se mais seguras e conectadas com a restante família. Cada criança tem o seu ritmo, o seu tempo para acordar, vestir, comer e sentir-se preparada para sair para a escola. Fazer tudo isto a correr não facilita a vida a ninguém... Pelo contrário, traz mais stress, mais confusão, promove a desconexão.


Passar tempo de qualidade em família após o dia de trabalho/escola também reforça os laços afetivos entre todos. Deixar de lado os dispositivos e brincar, passear ao ar livre, ler, pintar, desenhar, dançar, cantar, etc., são atividades que nos ajudam a estar realmente presentes para os nossos filhos, criando em conjunto memórias felizes.

O regresso às aulas não tem necessariamente de ser um pesadelo. Com intenções pré estabelecidas, tempo de qualidade e muita calma, a conexão entre pais e filhos continuará forte e inquebrável. O regresso às aulas pode ser apenas uma forma diferente de viver o dia a dia com os nossos filhos! Parar, respirar e conectar são as palavras chave para este tempo, que se quer único e especial.

Andreia Saraiva Rodrigues

Facilitadora de Meditação com Crianças e de Parentalidade Consciente.

Happy Feelings, Conscientemente Felizes (www.facebook.com/happyfeelings2014)

Durante Outubro vamos ter Meditação para Pais & Filhos e Rodas de Parentalidade com a Andreia em Lourel - Sintra, no Mercado Natura. Fica antento á informação no nosso site e facebook. Contamos consigo, inscreve-te e partilha! Obrigada

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page