top of page

Natal sustentável, reutilizar e encantar!


O Natal é uma época de presentes, alegria e união familiar. Infelizmente, a época também é o momento de preocupações excessivas com as economias e recursos.

Celebrar um Natal sustentável não é deixar de comemorar, mas sim ter consciência ambiental e não criar resíduos durante as festas. Seus bolsos, sua conta no banco, sua sanidade e sua felicidade irão desfrutar dos benefícios de cortar o excesso durante as festas, o meio ambiente agradece!

Aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a passar um Natal sustentável e ecologicamente consciente.


1 Reflita sobre o significado do Natal para você e a sua família. Se o significado do Natal envolver se perder na pressa dos preparativos, gastar muito e ficar endividado, trocar presentes de maneira presunçosa e até mesmo sentir raiva por ter recebido um presente ruim, então é difícil celebrar a data com coração. O Natal não é sustentável nem gratificante se você pensar nele apenas pelo lado comercial. Controlar os excessos não é privar a si e à sua família dos prazeres e da beleza do Natal. Pelo contrário, trata-se de voltar a ter espírito natalício e colocar o excesso de lado enquanto você aprecia os presentes, decorações, comida e outros elementos familiares do Natal. É sobre isso que o Natal realmente é.

Como parte da sua reflexão, pense em como é possível celebrar o Natal cortando os gastos excessivos, embalagens, comida, etc. Como recompensa, você perceberá que deixar de se preocupar muito com a data poderá ser uma experiência gratificante para todos.


2 Economize tempo. Um dos grandes problemas do Natal é a falta de tempo e as desculpas que tentamos dar para justificar isso. É mais fácil entrar em uma loja do chinês e comprar quantidades excessivas de decorações fabricadas na China. Foi-se a alegria quando a família se sentava junta para criar as próprias decorações tradicionais, cartões, presentes, etc., tudo a partir de materiais renováveis ou recicláveis. Embora muitos estejam ocupados durante a época festiva, planejar algumas coisas em família pode até ser o início de uma tradição familiar, além de dar aquela sensação de realização aos participantes por estarem contribuindo.

Recomenda-se que, como parte da celebração, você ou sua família separem um pouco de tempo para escolher um ou dois projetos que possam realizar em conjunto. Pode ser algo como criar os cartões de Natal desse ano utilizando os do ano passado, criar etiquetas para presentes utilizando cartões velhos, costurar bonecos de pano, etc.


3 Crie as suas próprias decorações. Se você conseguir algum tempo, crie suas próprias decorações de natal. Essa é uma atividade gratificante, já que você exercitará sua imaginação com trabalho manual, além de ajudar nas economias. É possível criar muitas coisas utilizando materiais que você tem em casa, sendo que a maioria dessas não levam muito tempo para fazer:


  • Use materiais reciclados (como papel colorido, revistas velhas, etc), reutilize decorações antigas e use-as em seu projeto.

  • Faça decorações comestíveis. Metade da diversão é cozinhar eles, comer alguns durante o processo e usá-los para decoração. A outra metade é admirar a decoração feita. Biscoitos em forma de bonecos, estrelas, renas, pai natal em gengibre são excelentes para chamar a atenção das crianças.

  • Use o jardim ou itens da natureza para decorar. Recolha galhos, ramos verdes, maçãs, laranjas, etc. para criar grinaldas, decorações simples. Acrescente alguns ramos verdes caso queira acrescentar um verde.

4 Seja atencioso com o papel. Quando se trata de cartões, etiquetas para presentes e embrulhos, existe muito desperdício de papel. Qualquer pessoa com consciência ambiental irá ficar incomodada de ver o papel do embrulho ser rasgado e deixado de lado para nunca mais ser utilizado. É possível contornar esse dilema ao utilizar embrulhos sustentáveis!



  • Recicle cartões. Além de criar novos cartões utilizando os artigos, você poderá criar também as etiquetas para os presentes.

  • Recicle papel na hora do embrulho. Caso você possua papel de embrulhar do ano passado, coloque-o em cima de uma toalha e passe ferro quente para minimizar os rasgos. Ao comprar produtos de papel, procure por aqueles que são feitos de papel reciclado ou utilize papelão para criar o embrulho; acrescente elementos decorativos, como carimbos, colagens de cartões antigos ou até mesmo desenhos no papelão. Revistas antigas, jornais, cartazes antigos ou sacos de papel marrom dão bons embrulhos.

  • Crie etiquetas de itens reciclados.

  • Diminua a quantidade de cartões de papel ao enviar cartões digitais pela internet. Isso também o fará economizar dinheiro, visto que você não precisará pagar pelo cartão nem pela correspondência. Em vez de usar fita, utilize cordas e materiais que sobrarem para fechar os embrulhos.

  • Use uma peça de roupa, tecido ou lenço para embrulhar os presentes. Isso irá economizar nos papéis, além de dar um visual muito giro! O embrulho em si também será um presente, o qual não será jogado fora. Outras ideias incluem colocar o presente dentro de um pote de biscoitos, fronha, caneca, lancheira, sacola, balde (ótimo para presentes para jardinagem), vaso de flores, etc. Pessoas que gostam de tricô adorarão receber presentes embrulhados em mantinhas tricotadas.

  • Faça bolsas de tecido para embrulhar os presentes. Faça com que vire tradição familiar abrir os presentes e colocar o embrulho de tecido em um cesto; você poderá reutilizar o embrulho todo ano! Não vai demorar até que a sua família pegue o hábito.

Outras Dicas

  • Luzes trazem vida à árvore de Natal, mas lembre-se de desligá-las quando ninguém estiver junto da árvore.

  • Caso queira dar uma festa, não utilize produtos descartáveis, tal como pratos e copos. Em vez disso, use louça biodegradável ou a louça do dia a dia.

  • Depois que o Natal terminar, não deite fora os cartões; recicle ou mantenha-os para criar etiquetas de presentes e decorações para o ano que vem.

  • Procure comprar luzes LED para a sua árvore de Natal. Essas luzes irão durar mais tempo que as comuns.

  • Procure escolher presentes feitos de materiais sustentáveis ou reciclados, além de evitar produtos excessivamente embalados ou mais suscetíveis à quebra.

  • Caso compre decorações, compre aquelas mais robustas e resistentes, que poderão ser utilizadas ao longo dos anos.

No nosso site encontra vários produtos para oferecer, seja de conjuntos de natal como produtos Eco e Bio. Surpreenda este Natal, com uma oferta "sutentável". Inscreva-se como membro e ganha um desconto na sua 1ª compra. Aproveite os nossos Cabazes personalizados e ajuste o cabaz ás suas necessidades. .

158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page