Dicas para reduzir o Lixo em casa


Muito se fala hoje em dia em reduzir o lixo, o plástico das embalagens, o papel utilizado, mas quando passamos da teoria á prática, nem sempre é fácil deixar alguns hábitos que nos facilitam a vida. O truque é fazer por etapas, para que o impacto seja diluído e toda a família se ajuste e interiorize a importância da mudança. Existem muitas formas de reduzir o lixo e poupar, umas mais radicais que outras, mas optei por falar de algumas mudanças mais simples, que não implicam mudanças radicais nas nossas rotinas.

Deixo 3 dicas que ajudam a reduzir o lixo em casa:


- “Compre legumes e fruta fresca em cabazes ou mercados semanais”, além dos produtos serem mais frescos e com menos manuseamento do que nos supermercados, evitamos trazer para casa um monte de sacos de plástico!

- “Guerra aos enlatados”, sabemos que nos facilitam a vida muitas vezes, especialmente em produtos onde não consumimos uma grande quantidade, mas se aos poucos começarmos a utilizar leguminosas secas, e comprando a granel, evitamos ter latas e sacos!


- “Panos e paninhos, voltam á cozinha”, quando pensamos nas nossas mães e avós lembramo-nos com certeza dos guardanapos de pano, que se usavam nas refeições, pois é, são uma excelente forma de evitarmos utilizar tanto papel. Passarmos a usar mais panos de cozinha, para ir limpando as mãos e a cozinha e os guardanapos de pano nas refeições ajudam-nos a utilizar menos papel.

Cá em casa já seguimos estas dicas, e nota-se a diferença! A nossa pegada ecológica reduz e não tem um impacto significativo nas nossas rotinas! Existem muitas outras mudanças que podemos fazer, em várias áreas, que falaremos mais tarde!

#pegadaecológica #estilodevida #alimentaçaosaudável #saudável

26 visualizações