top of page

Dicas para reduzir o Lixo em casa


Muito se fala hoje em dia em reduzir o lixo, o plástico das embalagens, o papel utilizado, mas quando passamos da teoria á prática, nem sempre é fácil deixar alguns hábitos que nos facilitam a vida. O truque é fazer por etapas, para que o impacto seja diluído e toda a família se ajuste e interiorize a importância da mudança. Existem muitas formas de reduzir o lixo e poupar, umas mais radicais que outras, mas optei por falar de algumas mudanças mais simples, que não implicam mudanças radicais nas nossas rotinas.

Deixo 3 dicas que ajudam a reduzir o lixo em casa:


- “Compre legumes e fruta fresca em cabazes ou mercados semanais”, além dos produtos serem mais frescos e com menos manuseamento do que nos supermercados, evitamos trazer para casa um monte de sacos de plástico!

- “Guerra aos enlatados”, sabemos que nos facilitam a vida muitas vezes, especialmente em produtos onde não consumimos uma grande quantidade, mas se aos poucos começarmos a utilizar leguminosas secas, e comprando a granel, evitamos ter latas e sacos!


- “Panos e paninhos, voltam á cozinha”, quando pensamos nas nossas mães e avós lembramo-nos com certeza dos guardanapos de pano, que se usavam nas refeições, pois é, são uma excelente forma de evitarmos utilizar tanto papel. Passarmos a usar mais panos de cozinha, para ir limpando as mãos e a cozinha e os guardanapos de pano nas refeições ajudam-nos a utilizar menos papel.

Cá em casa já seguimos estas dicas, e nota-se a diferença! A nossa pegada ecológica reduz e não tem um impacto significativo nas nossas rotinas! Existem muitas outras mudanças que podemos fazer, em várias áreas, que falaremos mais tarde!

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page