top of page

Os alimentos biológicos são realmente mais saudáveis?



Os alimentos biológicos são cada vez mais procurados. Conhecidos por não receberem agrotóxicos e adubos químicos no seu processo de produção, eles são cultivados com o intuito de respeitar o meio ambiente e contribuir para uma alimentação mais saudável.

A ingestão de biológicos também evita o contato do homem com substâncias químicas tóxicas, já que na agricultura tradicional a própría água utilizada no processo é contaminada por esses agrotóxicos. Hoje, os produtos biológicos possuem um certificado que garante a origem do produto, que normalmente está na sua embalagem. Às vezes pode ser difícil descobrir onde encontrar alimentos biológicos e é preciso estar preparado para gastar um pouco mais, já que a produção em menor escala e os custos envolvidos tornam os biológicos mais caros se comparados com os alimentos convencionais.

Em Portugal o mercado biológico está a crescer por todo o país. Há lojas, supermercados e até padarias dedicadas a produtos biológicos, “Segundo dados europeus, em Portugal, já há o dobro da procura em relação à oferta”.

De acordo com o Presidente da Agrobio Jaime Ferreira, já há produção nacional de legumes suficiente para abastecer 80% do mercado biológico português. A fruta biológica produzida serve apenas 40% da quota deste mercado. Contudo a produção de cereais biológicos é quase inexistente.

Em 2015 houve uma grande adesão de agricultores às culturas biológicas”, afirma. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, em 2015 havia um total de 3.837 produtores biológicos no país. “Há terra disponível e há consumo, só falta a produção”, conclui Jaime Ferreira. A agricultura biológica ocupa 7% da Superfície Agrícola Utilizada (SAL) de Portugal e 82% desta área está localizada na zona da Beira Interior e do Alentejo, de acordo ainda com o Governo.

Existe procura e oportunidade para crescer em várias areas de produto, logo é necessário os produtores nacionais investirem nestas áreas, para que conseguirmos dar resposta á procura dos portugueses de produtos mais saudáveis.

48 visualizações0 comentário
bottom of page